Você está na página:

Projeto Pedagógico

PROJETO  PEDAGÓGICO
Passeando pelo Universo...

Foto1

Site: www.veraseleto.com.br
E-mail do Lunix: lunix.explorandouniverso@gmail.com

1) Nome do Projeto:
“BRINCANDO DE SER ASTRONAUTA... “

2) Resumo:
O projeto tem uma proposta inovadora na área educacional e científica. Ele trabalha especialmente as fases da Lua, a importância do Sol para que a Lua seja vista nos hemisférios norte e sul e os fenômenos decorrentes das fases lunares.

Mesmo sendo um tema extracurricular, esta é uma grande oportunidade para a ampliação dos horizontes do aluno através de práticas educativas.
 
3)Justificativa:
O projeto se originou com a vontade de ajudar às crianças a conhecerem o Universo, fazendo-as compreender melhor o Sistema Solar, onde o Planeta Terra está inserido.

Como ponto de partida, a leitura do livro “Lunix no mundo da Lua” levou os primeiros conhecimentos sobre as fases da Lua numa abordagem simples, com desenhos bem significativos para o entendimento da questão. 
 
4) Objetivos gerais:
a) Conhecer o ciclo lunar, distinguindo as fases da Lua.

b) Identificar os fenômenos que surgem na Terra em decorrência das fases lunares.

c) Fazer um trabalho de investigação aproveitando o tema do livro para desenvolverem a imaginação e melhor conhecerem o Espaço Sideral.

5) Objetivos específicos:
a) Trabalhar com os alunos, através de experiências concretas de como surgem as quatro fases da Lua (cheia, minguante, nova e crescente).

b) Explicar o eclipse da Lua e o eclipse do Sol, através de desenhos, filmes e material concreto, dependendo do nível da classe.

c) Falar sobre as marés e a influência que a Lua exerce sobre a Terra provocando a elevação e o abaixamento das águas do mar, através de slides ou filmes, dependendo do nível da classe.

d) Apresentar o movimento de rotação da Terra, que acontece em 24 horas, com o surgimento dos dias e das noites, através de experiência com os seguintes materiais: globo terrestre, bola de isopor (Lua), vela (Sol), dependendo do nível da classe.

e) Apresentar o movimento de translação da Terra, feito em 365 dias, e o surgimento das estações do ano (para classes com crianças por volta de 10/11 anos de idade).

f) Pensar sobre o pensamento dos personagens: a Lua, o Lunix e o Sol, fazendo reflexão, desenvolvendo o raciocínio e sua capacidade de investigação (para crianças a partir dos 7 anos de idade). A criança se colocando no lugar do personagem.

g) Incentivar a curiosidade dos alunos em determinados momentos da história, levando-os a discutir sobre o assunto. Ex. “O que você acha que o Lunix sentiu no momento em que ele saltou da motonave e pulou em cima da Lua?”  

“E se você estivesse no lugar do Lunix?”

A partir daí a professora cria novas indagações.
h) Dar oportunidade para ser desenvolvido um trabalho criativo de artes sobre o tema, através de desenho, recorte, colagem, pintura ou massa de modelar com a finalidade de organizar uma exposição.

6) Sugestões de atividades:
Antes de começar qualquer atividade, as crianças deverão ter lido o livro e feito uma reflexão sobre o tema, através de comentários livres e dirigidos pelo professor sobre a história.

Para todo o Fundamental é de grande importância que tenha na sala de aula um globo terrestre, como material didático.

O professor deverá apresentar o mapa do Universo e deixá-lo exposto no mural da sala.  

Mostrar aos seus alunos, imagens do Espaço Sideral através de slides ou projeção de imagens do computador.

Identificar os planetas que fazem parte do “sistema solar”, mostrando a posição da Terra em relação ao Sol.
 
Trabalhar as posições da Lua:
A Lua executa uma órbita contínua em torno da Terra. Ela gasta um mês fazendo este percurso. Podemos observar suas posições a olho nu, de um dia para o outro.

A medida em que a Lua gira em torno da Terra sua forma parece mudar porque a todo instante uma maior ou menor parte da sua superfície é iluminada pelo Sol.
 
Fazer a experiência do ciclo lunar com seus alunos.
Como sugestão , ver no site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1357
 
É uma simples maneira de fazer os alunos entenderem esse ciclo.
Como todo astronauta tem que conhecer muito bem o Universo, as questões a seguir vão ajudar seu aluno a conhecer melhor esse mundo encantador.

Para explicar aos seus alunos na faixa de 10 anos de idade o eclipse da Lua, acessar, como sugestão o

site:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12919

OUTRAS IDEIAS PARA SEREM TRABALHADAS EM CLASSE:

1ª :
Após a leitura do livro, pelo professor, as crianças poderão fazer um desenho ou pintura da parte da história que mais gostaram, escrevendo no rodapé da folha o porquê dessa escolha. (Para alunos por volta dos 7/8 anos de idade). Caso as crianças sejam menores, a professora pergunta sobre o desenho e escreve o que a criança disser.
 
******************************************************************************

2ª :
Jogo da memória, combinando a expressão da cara da Lua com a cara do Sol. A professora pode perguntar a criança, qual é o sentimento que eles estão expressando.
      Exemplo: Carta com cara de felicidade da Lua deve combinar com cara de felicidade do Sol.

******************************************************************************

3ª :
 Jogo da memória, combinando a carta que possui a carinha da Lua com uma determinada expressão, com uma carta que tenha o nome desse sentimento.
Exemplo: Carta com a cara de triste da Lua combinando com a carta escrita tristeza.

******************************************************************************

4ª :
A professora deve ter exposto no mural da classe, como material didático, o mapa do Sistema Solar.
Numa roda, propor às crianças uma conversa sobre o Universo.
(Para uma turma de crianças por volta de 10 anos de idade)
 
• Como elas imaginam que seja o Universo?
• É grande ou pequeno?
• O que imaginam que exista por lá?
• Falar sobre o nosso Planeta Terra, sobre a Lua e o Sol,
dentro do Universo, mostrando o mapa dos planetas do Sistema Solar.
• Como acontece o fenômeno do DIA e da NOITE? (Movimento de rotação – é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma). Duração: 24 horas.
• Como é produzido esse fenômeno? Demonstrar.
• Como acontece o fenômeno das estações do ano: OUTONO, INVERNO, PRIMAVERA E VERÃO? (Movimento de translação – é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol). Duração: 1 ano ou 365 dias.
• Como isso acontece? Demonstrar.
Como fazer essas demonstrações: como sugestão, ver no site:
 
http://www.explicatorium.com/CFQ7-Movimentos-da-Terra.php
 
Continuando a conversa...
• Alguém gostaria de ser um ou uma astronauta? Por quê?
• O que vocês acham que o/a astronauta vai fazer no Espaço?
• Como vocês imaginam que seja a Lua?
(Mostrar fotos da chegada do homem à Lua, falar do ano que isso aconteceu, de onde partiu a nave e, se possível, passar um filme mostrando o fato).
 
 
Sugestão: Ver o filme no site:  
http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/nasa-restaura-video-da-chegada-do-homem-a-lua-04023766D8B97346?types=A
 
Sugestão: Ver as fotos no site:
http://www.portalbrasil.net/reportagem_nasa.htm
 
DEPOIS QUE OS ALUNOS ASSISTIREM AO FILME E VEREM AS FOTOS, O PROFESSOR TERÁ, EM MÃOS, UM MATERIAL RICO PARA ABRIR UMA CONVERSA E ATÉ UM DEBATE NAS CLASSES DE FAIXA ETÁRIA POR VOLTA DOS 10 ANOS.
 
• O que os astronautas encontraram na Lua?
• Na Lua existe água?
• E ar para respirar?
• Por que eles usam aquela roupa toda especial com aquele capacete tão grande?
• O/a astronauta pode ir até o Sol? Por quê?
• A história “Lunix no mundo da Lua” fala que o astronauta Lunix anda de motonave pelo Universo, passando pelas estrelas, pelos Planetas e pára onde preciso for.
• Alguém pode dizer se isso é possível? Por quê?
• Lunix, o menino espacial entende tudo sobre os fenômenos da Natureza. Você acha que o ele foi solidário com a Lua? Por quê?
• A Lua entendeu a explicação do amigo?
• E você, entendeu? Quer explicar pra nós?
A professora pode terminar essa conversa propondo a encenação de como acontece o ciclo lunar. Convidar 6 crianças para participarem. (Sol, Terra, Lua Nova, Lua Crescente, Lua Cheia, Lua Minguante).
 
******************************************************************************

5ª :
 
Dramatização:
Pedir a três crianças, (de cada vez), para dramatizarem a parte da explicação do ciclo lunar. Uma criança sendo o Lunix, outra a Lua e outra o Sol.
 
Daí por diante, o professor usa sua criatividade e dirige as propostas até onde o interesse dos alunos o levar.

No final, o professor pode pedir para que seus alunos façam uma pesquisa (em casa, com ajuda dos pais) sobre a parte do tema que mais interessou a turma.
 
******************************************************************************

6ª :
 
O professor deve explicar a passagem do livro que algum aluno não entendeu muito bem. Vamos discutir sobre essa passagem?       
Momento de reflexão e discussão. Num outro dia, avaliação.
 
******************************************************************************

7ª :
Após uma conversa sobre o assunto do livro, a professora poderá levar as crianças a descobriram o meio de transporte usado pelos astronautas para irem à Lua. Perguntar se eles gostariam de dar um passeio num foguete. Como eles poderiam conseguir um foguete? O professor deverá instigá-los, tentando chegar a confecção de um foguete de caixa de papelão. Poderá ser feito um foguete para cada criança. Depois de uma exposição cada criança poderá levar seu foguete para casa.

Como confeccionar um foguete: Para crianças pequeninas, fazer um foguete num tamanho que eles possam ”entrar dentro” do foguete.

Uma caixa de papelão do feitio de um cubo, com a tampa aberta para baixo (eliminar a tampa). Fazer uma abertura quadrada numa das faces da caixa, para servir de janela. Na face oposta, fazer uma abertura oval ou retangular, para servir de porta, deixando sem cortar uma das partes para a criança poder abrir e fechar a porta. Colar acima dessa caixa mais umas duas caixas, de formatos variados. Fazer um cone com cartolina (tipo chapéu de palhaço), para ser colocado em cima de todas as caixas, com alguns picotes na beiradinha da base para poder colar na caixa que ficará abaixo dele. Na janela poderá ou não colar, internamente, um papel celofane azul. Decorar a caixa com papel laminado prata ou como desejar, de modo que pareça um foguete bem luminoso.
 
******************************************************************************

A atividade acima pode dar origem ao subprojeto “MEIOS DE TRANSPORTES”, onde as crianças trabalharão os meios de transportes atuais, antigos e os moderníssimos como o trem bala.
 
******************************************************************************

8ª :
Atividade do voo da imaginação:
Para as crianças menores, até 6 anos/7anos, no máximo. Vinte minutos é o suficiente.

Nos dias em que os alunos menores estiverem mais agitados, sugiro uma atividade para após a ida ao Parquinho ou à Recreação ou à Educação Física.

Volta à calma:
Música suave para relaxamento, crianças deitadas na esteirinha, luzes apagadas, professora acalmando as crianças, passeando entre elas, passando a mão sobre os cabelos das crianças. Pedir para fecharem os olhinhos, prestando atenção na música que está sendo tocada.

Sugestão: música que lembre alguma idéia de Universo.
Após um repouso de uns 10 min, a professora poderá, vagarosamente, acender um luz e distribui uma folha A3 para cada criança (já com nome) e 2 lápis cera de cores diferentes. As luzes continuam semi-apagadas e as crianças deitadas de bruços. Ao som suave da música espacial calma, as crianças começam a passear com o lápis cera, tipo bastão, pelo papel sem fazer exatamente nenhum desenho específico, apenas levar o lápis ao som da música, imaginando a ideia do que a professora está falando. (deixar livre quem estiver fazendo desenhos com definição).

A professora vai falar sobre um passeio no Universo. O encontro com uma estrelinha, com a Lua, com o vento, com a nuvenzinha, o calor do Sol, etc. (A professora cria um texto, mesmo de improviso, com esses personagens colocando bastante suavidade na voz, enquanto o passeio espacial vai sendo relatado).

A seguir, acender o restante das luzes uma a uma, lentamente.

Pedir para que as crianças sentem lentamente, segurando seu desenho e colocando os lápis cera na caixa que a professora está passando para serem recolhidos.

A seguir pedir a todos para se sentarem numa roda.

Na rodinha, a professora pede que as crianças, que desejarem, relatem o que sentiram, se a sensação foi boa ou ruim de desenharem deitados, uma posição diferente da comum.

Poderão comentar sobre seus trabalhos para os colegas e professora.

Depois os trabalhos deverão ficar expostos no mural da sala até o final do projeto.
 
******************************************************************************

9ª :
A LUA E SUAS FASES:
1)
Cada criança deverá receber dois discos de cartolina ou papel cartão, no tamanho que a professora desejar. (um azul escuro e outro branco).

2) Um prendedor tipo “bailarina”.

O disco de cima na cor azul escura.

O disco de baixo na cor branca.

No disco azul deverá ser feito um só recorte redondo, onde a Lua que estará desenhado no disco branco, nas suas 4 fases, irá aparecer. E nesta mesma cartolina azul deverão ser coladas estrelinhas miudinhas de cores variadas, para decorar o disco, como se fosse o Universo.

No disco de baixo (branco) serão desenhadas as quatro fases da Lua, de modo que quando a criança virar o disco de cima, o recorte se encaixe no desenho das fases da Lua, no disco branco.

Para unir os discos, fazer um pequeno furo no meio e colocar o pregador tipo bailarina, pequeno.
 
******************************************************************************

10ª : 
Para encerramento do Projeto, é importante que os alunos visitem o Observatório de Astronomia da cidade ou façam uma excursão no Observatório de Astronomia de alguma cidade vizinha. Lá eles irão vibrar com o que irão observar e serão fixados os conteúdos estudados durante o Projeto.
 
******************************************************************************

11ª : 
Jogo dos Sete Erros:
Esta atividade está no link “Para Brincar” deste mesmo site.
 
******************************************************************************

Atividades diversas:
Apenas como sugestão.
http://www.sitequente.com/proverbios/lua.html

Provérbios sobre Lua
"Lua cheia, a tudo clareia."
"Arco na Lua, chuva na rua."
"A lua não fica cheia num dia."
"Pelas luas se tiram as marés."
"Lua, a de janeiro, e amor, o primeiro."
"A lua e o amor, quando não crescem, diminuem."
"Com os raios da lua, não amadurecem as uvas."
"Não há entrudo sem lua nova, nem páscoa sem lua cheia."
"Lua nova trovejada, trinta dias é molhada."
"Quando a Lua minguar, não deves começar."
"Quando a lua minguar, não deves regar."
"Quando a Lua minguar, nada hás-de semear."
"Lua nova setembrina, sete meses determina."
"Quando minguar a lua, não comeces coisa alguma."
"A lua é calma e tem vulcões no seio."
"Lua cheia, abóboras como areia."
"Lua manchada, bonança assegurada."
"A Lua ilumina mas não aquece."
"A lua, onde está, logo aparece."
"Lua nova calada, porta trancada."
"Lua cercada, terra molhada."
"Lua posta, baixa-mar na costa."
"Círculo na lua, chuva na rua."
"Lua deitada, marinheiro em pé."
 
******************************************************************************

“SOB O BRILHO DAS ESTRELAS
SOB A LUZ DO LUAR
MINHA PAIXÃO ETERNA
MEU PRAZER EM TE AMAR”
VERA SELÉTO


******************************************************************************

Professores:
Espero ter podido ajudá-los.
Um excelente trabalho pra todos vocês!
         Vera Seléto

Telefone: (19) 99746.2174
E-mail: escritoralivrosinfantis@gmail.com

  Design: www.precisouachou.com.br

©Copyright 2011 - VERA SELETO - Todos os direitos reservados.